1.4.09

A Partir dos Equinócios de al berto . Sombra e Luz. Gomos de Laranja.


Intro:
Partem-se os equinócios,
a duração em poema, de Peter Handke,
ressalta na planície.
O poeta é meu guru, tudo me faltará.
O Equinócio:
NOTA 3:A DURAÇÃO DE UM EQUINÓCIO:
-Ocorre excepcionalmente, duas vezes, em cada ano.
-Dia e noite ocupam o mesmo tempo de vida.
-Uma laranja: 24 gomos.
12 gomos de dia.
12 gomos de noite.
Pós-Equinócio ou Pós e Equinócio:
Agora que os dias são laranjas irregulares,
o relógio dança mais.
Houve um dia que se esqueceu de caminhar,
e ficou a dançar
durante mais de 45 gomos de tempo.
Na duração da laranja diurna
os pássaros retornaram ao arco-íris
Foi um espectáculo memorável:
o reinado da luz.
Depois o estado dos pássaros:
uns cansaram-se,
outros cegaram.
A Explicação:
A luz quando aponta o meio-dia
fere os olhos se vista de frente.
Olhos de pássaro ou olhos de gente, pouco importa.
Houve pássaros que depois de (se) repetirem a (na) luz
nunca mais puderam vê-la.
"Dias mais tarde recordo agora"...
Seguiram-se 38 gomos de tempo nocturno,
as cavernas escavaram-se efémeras,
todas de vidro vestidas,
reflectindo-se em sombras.
Pequenas velas regavam o chão,
houve quem se queimasse de propósito,
só para poder falar disso mais tarde,
num poema ou num serão.
Ter o que dizer era uma coisa vulgar nas
laranjas de tempo - noite ou dia-
que corriam.
Os olhos e a noite acostumaram-se.
Apagavam o sol dos desenhos,
repetidamente.
Nasceram rostos sem olhos...
foi hediondo!
Os amantes entristeceram
(Eram tão belos os teus olhos, amor...)
Alguns poetas deixaram mesmo de escrever,
como só escreviam acerca do que viam,
acabou-se-lhes a matéria.
Estava escuro,
os gatos ficaram todos pardos
e as pessoas também.
Eu como laranjas e gomos.
Eu não conto os gomos.
No entanto,
atendendo à diversidade que se me coabita,
explico:
a vizinha do lado de dentro do meu coração
não se importava de viver em equinócio permanentemente.
É bom para as colheitas selectivas!- pensa ela.
O meu pé direito caminha melhor quando há luz,
por isso está atento, só compra laranjas de gomos cor de sol.
A minha mão inspira-se de ar sob a noite profunda,
respira melhor quando os gomos se vestem de escuro.
O meu nariz cheira sempre o mesmo, noite ou dia,
mas quando escreve,
escreve sempre diferente.

Agora leio,
já não escrevo,
porque este poema perdeu-se nos gomos de tempo,
está indeciso:
noite-dia,
sombra-luz.
Fica-se pela citação em Yin e Yang:
- Um excesso de escuridão afecta a mente.
- Um excesso de luz afecta os sentimentos.
- Um excesso de vento provoca doenças nos membros;
- Um excesso de chuva provoca doenças no estômago;

... seria o equinócio a solução?

Nenhum comentário:

Postar um comentário