4.4.09

Água . Altamente biográfico, sob influência da chuva: Midnight Blue

Agora chove.
Água de chuva cobre o corpo.
São litros de corpo diluído..
Chove-me no centro do sangue.
Vi-te chover
e não consigo respirar,
que é como quem te diz:
quando te ausentas para o país triste foge-me o sono.
atormenta-se o piano,
o poema envelhece.
Está frio dentro de mim.
Está húmida a alma,
bate-se um compasso de granizo dentro
(É só o meu coração a bater...
É só o meu coração a tremer...)

Penso,
reflicto depois de ter escrito,
faço a viagem no meu próprio poema:
Primavera, Verão, Outono, Inverno,e...
Reescrevendo-me,
escrevo-te o que vejo:
Foi o coração que me ensinou.
Foi o coração que me despertou.
O poema estava errado.
Ele - o coração- caminhou sozinho durante a última década.
Passaram só dois dias - digo-te.
Não me acreditas.
Tu contas tempo com o coração
e o coração tem gomos diferentes.
Tu compuseste um tema
que me cantava na jornada,
que jorrava a chuva
por qualquer parte onde se tocava.
Depois secaste
e a chuva nunca teve tanto peso.
Eu queria corrigir...
Eu queria corrigir o poema.
Lê-me agora:
Enganei-me quando escrevi
que se escreve sem olhar.
Existem olhos dentro,
olhos fora,
não ver é uma forma de ver.
ver mais fundo é uma forma de REver
- repetir o ver-
dobrar, triplicar, multiplicar o ver.
Uma bola de espelhos oculares
apontando infinitas dimensões.

Este poema chove
e este poema é para ti.

Queria dizer-te:
Se tu me acabares
o céu veste-se de cinza.
a cinza é triste.
a cinza é de árvore que ardeu.
a cinza é de corpo que morreu.

Li não sei onde:
Não me morras..
Agora a frase despertou,
porque queria ser-te dita.
A função de certas frases,
a função de certas músicas é existirem
para se guardarem.
Ocupam arquivos antiquíssimos do esqueleto,
passam séculos sem que ninguém saiba delas,
ou por onde se caminham.
ou por onde se respiram;
depois,
porque chove
ou porque faz sol
a frase regressa.
As frases são climatéricas.
O meu corpo é climatérico.
O meu corpo tem frio
e está calor nesta esfera.
O teu corpo é climatérico?
Depois será Primavera,
li numa carta que me chegou.
Na Primavera há pássaros
e os pássaros são feitos de sol.
Depois,
na estação da luz,
dançaremos.
A parede premedita um baile.
Será azul.
Blue.
Blue rima com triste.
Blue rima com azul.

Não fiques triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário